Top 10 atrações turísticas em Lisboa

Top 10 atrações turísticas em Lisboa

Lisboa é a capital e maior cidade de Portugal, com quase 550 mil habitantes, sendo também a cidade mais antiga da Europa Ocidental. Suas calçadas de pedras portuguesas, arquitetura e o idioma fazem com que os brasileiros sintam-se “em casa”. Em várias partes da cidade podemos ver muitas semelhanças com cidades como Salvador, Rio de Janeiro e Florianópolis, além de falarem a mesma língua, com som mais fechado e sotaque mais pesado, que continua sendo o Português.

Português onde o telefone celular é telemóvel, o trem é comboio, ônibus é autocarro, calcinha é cueca, banheiro é casa de banho, café da manhã é pequeno almoço, Antônio é António, bebê é bebé, sacar dinheiro é o mesmo que levantar dinheiro, e apertar o botão é carregar o botão, além de muitas outras diferenças….

Eles nos entendem melhor do que nós a eles – talvez pelo fato das nossas novelas fazerem o maior sucesso no país – e, mesmo com a invasão brasileira no país, ainda ouço portugueses dizerem que o Português falado no Brasil é mais bonito. Se essa é mesmo a opinião ou se é para agradar eu não sei, só sei que eles são muito simpáticos!

⚠️O seguro viagem, com cobertura mínima de 30 mil euros, é obrigatório para entrar na Europa.

Outro traço marcante é a arquitetura do lugar, de influência árabe, com castelos e palácios bem ao estilo dos mouros, que dominaram a cidade por 450 anos. Diz a lenda que a cidade foi fundada pelos fenícios e que o nome Lisboa teria origem nas palavras fenícias “Allis Ubbo” que significam “Porto encantador”, em referência ao porto da cidade banhado pelas águas do rio Tejo.

Lisboa vista do alto e o rio Tejo que embeleza a cidade - vista do alto do Elevador de Santa Justa

Lisboa vista do alto e o rio Tejo que embeleza a cidade – vista do alto do Elevador de Santa Justa

A culinária portuguesa é outra delícia dos deuses! Bacalhau de todos os tipos: Gomes de Sá, com natas, espiritual, bolinho de bacalhau. Facilmente encontramos frutos do mar nos cardápios dos restaurantes, tais como camarões, lulas e polvos, e o melhor: regado a muito azeite de oliva, outra base da culinária do país. Isso para não falar nos famosos vinhos e doces à base de ovos e nata (creme de leite fresco)!!!!! Na minha opinião é o país da Europa onde se come melhor (pelo menos para o meu paladar!).

Por não ser uma cidade muito grande, 3 dias são suficientes para fazer um tour pela capital (grande parte pode ser feita a pé), demandando mais tempo para conhecer os arredores de Lisboa.

Dica: caso vá a Lisboa e deseje conhecer cidades próximas, indicamos um passeio por Cascais e Sintra.

🎟Adquira aqui o Cartão Lisboa e tenha direito a transporte público gratuito e entrada grátis para vários museus e monumentos – evite filas!

Segue abaixo uma lista das 10 principais atrações da capital lusitana. Mas não pense que essa lista esgota a cidade! Há muito mais coisas para ver por lá!

Vamos lá?

#1 Praça do Comércio

A ampla praça próxima ao rio Tejo é a principal da capital portuguesa e está situada na região da Baixa Pombalina, que leva esse nome por ter sido edificada por Marquês de Pombal após o terremoto de 1755.

Conhecida também como Terreiro do Paço, a praça é um dos cartões portais de Lisboa, com a estátua de D. José I, o Arco Triunfal da Rua Augusta e a linda vista para o rio.

O Arco Triunfal da Rua Augusta

O Arco Triunfal da Rua Augusta

Hoje o local é não só ponto turístico, como também é utilizado para eventos culturais. Pode ser visitado durante o dia ou à noite, mas sempre se deve ter atenção com alguns vendedores ambulantes pelo local.

No passado, foi um dos palcos da Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974, que foi um movimento para a derrubada do regime ditatorial no país.

A praça em si costuma ser local de parada para fotos. Mas o burburinho começa quando se passa pelo arco e segue pela movimentada Rua Augusta, com suas variadas lojas, bares e restaurantes.

No começo da Rua Augusta!

No começo da Rua Augusta!

Entre nas ruelas e siga a sua intuição, já que Lisboa é uma cidade tranquila, sem perigos, e a comunicação é a mais fácil possível. Além disso, é a capital mais barata de todos os países da Europa Ocidental!

Estação de metrô próxima: Terreiro do Paço (linha azul)

#2 Elevador de Santa Justa

Conhecido também como elevador do Carmo, esse Monumento Nacional inaugurado em 1902 é o único elevador vertical de Lisboa que presta serviço público, ligando a região do Carmo à Baixa. Ele está situado bem no final da Rua de Santa Justa.

O Elevador de Santa Justa

O Elevador de Santa Justa

É possível subir no alto do Elevador de Santa Justa (essa subida é paga), de onde se tem uma vista panorâmica da cidade. É de fácil acesso e não custa muito.

Vale a pena, pois a vista é LINDA! Quer saber como é a vista? As duas primeiras fotos deste post (incluindo a de antes do texto) foram tiradas do miradouro do elevador.

Mais uma do alto do Elevador de Santa Justa!

Mais uma do alto do Elevador de Santa Justa!

Subimos no miradouro do elevador uma única vez, durante o inverno. Mas o país é um dos mais “quentinhos” da Europa e não sentimos nem um pouco de frio de lá do alto. E se o dia estiver bonito, melhor ainda!

Horário:
Todos os dias 08:30 – 21:45

#3 Chiado

Localizado no centro histórico de Lisboa, esse tradicional bairro é um importante centro de comércio da capital e ponto de encontro de jovens e artistas. Esse bairro cosmopolita é repleto de lojas, teatros e cafés, dentre eles o mais famoso é o café “A Brasileira”, local onde está situada a estátua de Fernando Pessoa.

Se você gosta de fazer os passeios turísticos ao pé da letra, sente-se ao lado da estátua de Pessoa e aproveite para tirar uma foto do lado dele. Às vezes há filas para conseguir um clique do lado do famoso! Confesso que tenho a tal “foto clichê”, mas a minha é da época da câmera de filme.

O Largo do Chiado é logo ali!

O Largo do Chiado é logo ali!

No local estão situados o largo do Carmo, com o Museu Arqueológico do Carmo e as ruínas do antigo Convento do Carmo.

Estação de metrô próxima: Baixa/Chiado (linhas azul e verde)

#4 Bairro Alto

É um outro bairro típico da capital portuguesa, que abriga muitos bares, restaurantes e casas de fado, fazendo intensa a vida noturna no local.

Por ser um bairro muito antigo, há muitos becos e ruelas com calçamento de pedras e casas construídas há séculos. Gosta de sair para beber durante as viagens? Então o Bairro Alto é uma boa opção!

#5 Castelo de São Jorge

Considerado um Monumento Nacional, o Castelo de São Jorge está localizado na zona nobre da antiga cidadela medieval. O local era protegido pela fortificação construída pelos muçulmanos no século XI. Dentro das muralhas há canhões e diversos lugares de onde se tem um vistas privilegiadas da cidade.

O castelo já foi área residencial islâmica, residência real e quartel. Depois do terremoto de 1755, se tornou uma praça militar, passando a Monumento Nacional em 1910. Sofreu diversas obras de restauração entre 1938-40.

As muralhas do Castelo de São Jorge

As muralhas do Castelo de São Jorge

O bilhete para conhecer o monumento dá direito a visitar o Núcleo Museológico, a galeria e o Jardim Romântico, o Castelejo, o Periscópio com a Torre de Ulisses e o Núcleo Arqueológico.

É um local muito amplo e em muitos lugares há escadas para subir nas muralhas. No complexo há ainda uma loja, um café e um restaurante. Como o castelo fica no alto, é claro que temos uma vista panorâmica de Lisboa.

O Tejo visto do alto do Castelo de São Jorge

O Tejo visto do alto do Castelo de São Jorge

A bilheteria do castelo está situada no lado direito bem na entrada do portão de acesso às muralhas, que fica na Rua de Santa Cruz, e a entrada do monumento está a mais ou menos 50 metros da bilheteria.

Para chegar ao Castelo de São Jorge pode-se pegar o ônibus 37 ou os elétricos 12 e 28, ou ir a pé, mas a subida é um pouco cansativa. Caso opte pela subida a pé, vá até o Largo Chão do Loureiro. Lá você verá um supermercado. Pode entrar no mercado, pois há um elevador dentro dele que dá acesso às proximidades do castelo.

Horários:

Março e outubro: 09:00 – 21:00

Novembro e fevereiro: 09:00 – 18:00

#6 Alfama

É mais um típico bairro português, com ruelas estreitas e casas antigas, sendo o bairro mais antigo da cidade e onde está localizada a colina do Castelo de São Jorge.

Essa zona histórica é muito frequentada por turistas pela sua história e pelos restaurantes e casas de fado situados no local. Nesses típicos bairros da capital, encontramos inúmeras roupas estendidas nas janelas das casas, imagem bem característica de Portugal.

#7 Parque das Nações 

Esse lugar é onde fica a parte moderna da capital portuguesa, que se desenvolveu em 1998, quando foi realizada a Exposição Mundial (Expo 98). É uma área muito segura e urbanizada, que se tornou um centro de atividades culturais.

Parque das Nações

Há jardins, teleféricos, uma marina, área para caminhar e pode-se visitar a Feira Internacional de Lisboa, o Pavilhão Atlântico, o Pavilhão do Conhecimento e o Teatro Camões.

No local há dois arranha céus de 110 metros de altura cada, conhecidos como Torre São Gabriel/Rafael, o Oceanário de Lisboa (muito procurado pelos turistas) e a Estação Oriente, que é um espaço comercial contendo estações de metrô e rodoviária.

A vida marinha no Oceanário de Lisboa

A vida marinha no Oceanário de Lisboa

Estação de metrô próxima: Oriente (linha vermelha)

#8 Mosteiro dos Jerônimos

A construção do século XVI é um lugar belíssimo e a visita é obrigatória, principalmente por estar situado na região de Belém, junto com outros monumentos importantes. Encomendado pelo rei de D. Manuel I pouco tempo depois de Vasco da Gama ter retornado da Índia, o estilo arquitetônico do mosteiro é conhecido como manuelino, bem parecido com as construções no estilo gótico.

O local abriga túmulos de reis de Portugal e de figuras ilustres como Vasco da Gama, Luis Vaz de Camões e Fernando Pessoa.

O lindo Mosteiro dos Jerônimos!

O lindo Mosteiro dos Jerônimos!

O túmulo de Camões

O túmulo de Camões

O mosteiro é tão bonito por fora, que chega a ser irresistível não dar uma espiadinha por dentro. Não paga nada para ver os túmulos das personalidades que ali estão.

Horários:

Outubro a abril: 10:00 – 17:30

Maio a setembro: 10:00 – 18:30

Fechado nas segundas, 1º de janeiro, domingo de páscoa, 1º de maio e 25 de dezembro

Estação de trem (comboio) próxima: Belém

#9 Padrão dos Descobrimentos

Esse monumento foi construído em 1960 para celebrar o quinto centenário da morte do Infante D. Henrique, homenageando também os navegadores portugueses, que foram grandes descobridores. Em forma de caravela e virada para o rio Tejo, há estátuas de grandes personalidades portuguesas, dentre elas Luis Vaz de Camões, Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama, Martim Afonso de Souza e Bartolomeu Dias.

No chão, há uma enorme rosa dos ventos e do lado oposto ao rio estão os jardins, com diferentes brasões esculpidos nas plantas, e atrás, o Mosteiro dos Jerônimos. Esse local foi escolhido porque era de onde os descobridores partiam para suas aventuras.

O monumento em forma de caravela

O monumento em forma de caravela

A rosa dos ventos no chão

A rosa dos ventos no chão

O monumento fica pertinho da Torre de Belém, outro ponto muito visitado e que falaremos em seguida. Se estiver com vontade de comer alguma coisa, basta atravessar a rua para experimentar os deliciosos Pasteis de Belém.

Horários da Torre de Belém:

Outubro a fevereiro: 10:00 -18:00 (fechado às segundas)

Março a setembro: 10:00 – 19:00 (aberto todos os dias)

Fechado: 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro

#10 Torre de Belém

Esse Patrimônio Mundial da Unesco, construída no século XVI, está localizado na margem do rio Tejo. Assim como o Mosteiro dos Jerônimos, a construção segue o estilo manuelino, sendo decorado com o brasão das asmas de Portugal.

A Torre de Belém nas margens do Tejo

A Torre de Belém nas margens do Tejo

É possível entrar na Torre de Belém (a entrada é paga, mas também não custa muito), onde você terá acesso ao baluarte e os seus canhões, e o terraço do baluarte, as salas do governador, dos reis e da audiência, a capela e o terraço da torre.

Horários:
Outubro a abril: 10:00 -17:30
Maio a setembro: 10:00 – 18:30
Fechado nas segundas, 1º de janeiro, domingo de páscoa, 1º de maio e 25 de dezembro

Como disse antes, há vários outros locais interessantes em Lisboa como as Docas, o Parque Eduardo VII, o Rossio, e tantos outros. Isso sem falar nas igrejas da cidade! Comparada às outras capitais europeias, é a mais barata e, na nossa opinião, com a culinária mais saborosa.

Esses seleção que trouxemos aqui é apenas uma sugestão para servir de ponto de partida para o seu passeio por Lisboa. Pegue um elétrico, ande pelas ruas de paralelepípedo e se perca por essa maravilha de cidade. E o melhor: o idioma não será problema nenhum!

E você? Já visitou Lisboa?

Incluiria mais alguma atração na lista?

Leia também:

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

13 Comentários

  1. Vi um vídeo no youtube do por do sol em Cabo da Roca, fiquei maravilhado , penso que ir a Sintra e não ir ver o por do sol daquele mirante seja quase um pecado , mas você que conhece bem a região sabe dizer se têm transporte após o por do sol saindo do Cabo da Roca? ou se o valor do táxi até Sintra não é assustador … P.S amei suas dicas e postagens , posta algo sobre o Algarve , gostaria de saber mais sobre o extremo sul .

    • Olá, Everton!
      Eu sempre fui para ladeiros carro com meu pai. Realmente não sei se tem transporte para lá nesse horário.
      O que sugiro é o aluguel de carro, pois dá mais liberdade.
      Muito obrigada pela mensagem 😉
      Estou à disposição!
      Abraços

  2. Em março de 2015, fiz conexão no aeroporto de Lisboa apenas 1h30, pena, queria ter saído do aeroporto e conhecido Lisboa.

  3. Essa cidade tem uma culinária muito forte!! Sardinhas, porco preto, pistache, pastel de Belém, bacalhau servido em diversas maneiras tipo: Ao Brás, Gomes, Natas,… Hummm