Turismo em Curitiba

Turismo em Curitiba

Curitiba, capital do Paraná, é talvez a melhor capital brasileira para se fazer turismo. A cidade é muito organizada, o transporte público é modelo para o país e, além de ser uma cidade com muitas atrações turísticas, há um incentivo muito grande para o turismo.

Locomoção – Linha Turismo

A locomoção em Curitiba é fácil e o mais legal é que na capital há aqueles ônibus de dois andares (sightseeing bus) que percorrem as linhas turísticas da cidade. A cada 30 minutos passa um ônibus diferente em cada um dos pontos que fazem parte do trajeto.

Para utilizar essa linha turística é preciso comprar a cartela com 5 tickets, que podem ser adquiridos em qualquer dos 25 pontos de embarque, que dão direito a um embarque e mais 4 reembarques. O ponto inicial é na Praça Tiradentes, mas não há prejuízo algum embarcar em qualquer outro ponto, já que o ônibus faz o mesmo roteiro durante todo o dia.

Antes de iniciar esse passeio é interessante ver quais os locais de parada dos ônibus e quais são os mais interessantes para saltar, pois o número de embarque é limitado e se não houver uma organização prévia, ou a pessoa não conseguirá ver todos os locais, ou gastará mais dinheiro comprando outra cartela.

Para exemplificar, o Bosque do Papa e o Museu Oscar Niemeyer são dois pontos de paradas e ambos são interessantíssimos. Há uma parada no bosque e outra no museu só que ambos são muito próximos, ou seja, o ideal é saltar em um deles, visitar e seguir andando para o outro. Assim dá para fazer uma economia nos tickets.

Horários:
Terça a domingo 09:00 – 17:30
Não funciona nas segundas

Para informações atualizadas: Linha Turismo

Principais pontos turísticos
# Jardim Botânico

Inspirado nos jardins franceses, esse cartão postal de Curitiba foi inaugurado em 1991 e é uma das atrações que mais recebe turistas na cidade. É um local muito preservado, com belíssimos jardins que formam verdadeiros tapetes de flores.

A estrutura de metal abriga diversas espécies botânicas que são referências no país e atrai pesquisadores de várias partes do mundo.

Horários:
Todos os dias 06:00 – 20:00

#Museu Oscar Niemeyer (MON)

Esse museu, que leva o nome do arquiteto mais importante do Brasil, está localizado no Centro Cívico da capital paranaense. O lugar é composto por dois prédios projetados pelo arquiteto, sendo que o que mais chama a atenção de todos é o anexo em formato de olho, o que fez com que o local ficasse conhecido por muitas pessoas como o “Museu do Olho”.

É um complexo de exposição de obras de arte que contém vários pinturas, exposições de artistas plásticos, dando destaque para artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. Há também um auditório e um café com uma lojinha.

Horários:
Terça a domingo 10:00 – 18:00

Para valores e outras informações, acesse o site oficial da atração.

# Bosque do Papa

Conhecido também como Memorial da Imigração Polonesa, o bosque que leva o nome do falecido Papa João Paulo II é uma área verde bem preservada, com muitas flores e casas de madeira com a arquitetura típica da Polônia, terra natal do Papa.

O local foi inaugurado em 1980, após a primeira visita de João Paulo II ao Brasil, e hoje funciona como um parque, com trilha pela mata e as casas feitas de troncos de árvores são lojas que vendem artigos poloneses e comida típica.

O bosque é muito próximo ao Museu Oscar Niemeyer, podendo ir de uma atração à outra caminhando. Como é um local aberto, o acesso é gratuito, porém recomendo visitá-lo durante o dia, quando há um maior movimento e as lojas estão abertas.

# Ópera de Arame

Inaugurado em 1992, esse teatro de ferro tubular e coberto de placas transparentes de policarbonato, tem capacidade para mais de 2000 pessoas. Assemelhada às óperas de Paris, a estrutura encanta por estar situada no meio da mata de araucárias, de um lago com carpas, uma cascata e várias espécies de aves.

Junto com o espaço cultural Paulo Leminski, a Ópera compõe o espaço denominado Parque da Pedreiras, onde arte e natureza ocupam o mesmo cenário.

Horários:
Terça a domingo 08:00 – 21:00

# Parque Tanguá

Inaugurado em 1996, é um dos principais parques da capital do Paraná e possui dois lagos, ciclovia, pista de corrida e lanchonete. É um lugar para ir com tempo para caminhar e aproveitar a natureza e a boa estrutura dos parques curitibanos.

Horário:
Todos os dias 08:00 – 18:00

# Memorial Ucraniano

Localizado no Parque Tingui, o memorial homenageia os imigrantes ucranianos de Curitiba. No local, além da área verde, há uma igreja de madeira Ucraniana, uma casa típica e um portal.

Há festas típicas no local durante a semana santa e nos meses de agosto, outubro e novembro, quando celebram, respectivamente, a Festa Nacional da Ucrânia, a Festa da Colheita e a Festa de São Nicolau.

Horários:
Todos os dias 08:00 – 18:00

# Santa Felicidade

Nesse bairro foi onde formaram a primeira colônia de italianos na cidade, que chegaram ao país no final do século XIX. Os imigrantes se dedicavam à produção de vinhos, queijos e trabalhos artesanais. Na entrada do bairro há um portal, bem típico de cidades brasileiras colonizadas por europeus, indicando a entrada no local que também é conhecido como Bosque Italiano.

Hoje o bairro ainda mantém viva a tradição, com muitos restaurantes italianos e lojas com produtos coloniais. Dentre os diversos restaurantes, destaca-se o Madalosso, um imenso restaurante italiano que é considerado o maior da América Latina.

# Parque Barigui

É um parque muito frequentado por curitibanos, com muitas opções de lazer, como ciclovia, pista de cooper, equipamentos para se fazer exercícios físicos e restaurante e e lanchonete. Há também um lago muito grande no centro do parque, que é morada de animais como aves e capivaras.

# Rua das Flores

Foi o primeiro calçadão do Brasil e é considerado um grande shopping a céu aberto. A rua de pedestres é rodeada por edifício antigos, canteiros com flores, muitos bares e cafés frequentados pelos turistas, além de lojas e um bondinho que fica exposto no lugar.

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

2 Comentários