Como se vestir no Irã? Veja o tipo de roupa ideal para levar na mala

Como se vestir no Irã? Veja o tipo de roupa ideal para levar na mala

Quando estávamos planejando a nossa viagem ao Irã, a maior dúvida era que tipo de roupa levar para esse país que é uma República Islâmica, comandada por um Aiatolá – líder supremo dos muçulmanos xiitas – e que tem regras de vestimentas rígidas, principalmente para as mulheres. Sendo a típica brasileira que tem preferência por roupas mais justas ao corpo, como eu iria me vestir no Irã?

Essa era a primeira vez que conheceríamos um país que adota um código de vestimenta rígido para as mulheres e aquele medo de ter problemas por não estar de acordo com os costumes locais era latente.

A verdade é que o Irã que aparece na mídia é bem diferente daquele que encontramos e, embora exista todo esse temor em relação à vestimenta no país, as regras são mais simples do que eu imaginava e os iranianos também são bem tranquilos em relação aos turistas. Só não pode bagunçar 😉

Como se vestir no Irã?

Todo turista que vai ao Irã deve obedecer as regras de vestimentas islâmicas desde o momento da chegada ao país. Partimos de Istambul, capital da Turquia, em direção a Teerã, a capital do Irã. Lembro que não vi uma mulher sequer de cabelos cobertos entrando no voo e percebi que elas só colocaram os véus na hora de sair do avião.

E eu achando que era obrigatório usar o véu ao sobrevoar o espaço aéreo iraniano, rs.

Quando você é um estranho no ninho, nada é mais eficaz que a observação. Vai a um país que tem a cultura bem diferente da sua? Observe como as pessoas se vestem e se comportam. As chances de tudo dar certo são enormes!

No Irã, as regras para se vestir são diferentes entre homens e mulheres e devem ser observadas em espaços públicos e áreas em comum, como restaurantes, shoppings e recepções de hotéis, por exemplo.

Abaixo seguem algumas regras de vestimenta para homens e para as mulheres:

#Roupas para homens

Qualquer homem que chegue ao território iraniano NÃO poderá vestir em espaços públicos:

  • Bermudas
  • Camisetas sem manga

Fácil, né?

Basta sair com um par de calças e uma camisa (que não seja sem manga), que não terá dificuldades. Arrumar uma mala para um homem que vai ao Irã é super fácil, pois ele usará basicamente as mesmas roupas que usa no Brasil.

A camiseta de malha está permitida, desde que tenha ao menos mangas curtas – nada de axilas de fora!

Roupa masculina para o Irã

Fabrício só teve que mudar a camisa!

#Roupas para mulheres

As mulheres, por sua vez, têm que seguir regras mais limitadas no que diz respeito à vestimenta e, para quem nunca esteve no país antes, pode parecer difícil, mas não é.

Vamos ver!

As mulheres DEVEM usar:

  • Hijab: que é um véu para cobrir o cabelo, mas não precisa cobrir todos os fios
  • Roupas folgadas que não mostrem as curvas do corpo

As mulheres NÃO podem usar:

  • Shorts ou bermudas
  • Saias ou calças que não cubram o tornozelo
  • Calças rasgadas
  • Blusas decotadas e/ou transparentes: ombros e colo não podem aparecer
  • Blusas com mangas curtas: as mangas devem ultrapassar os cotovelos

As mulheres PODEM usar:

  • Véus coloridos
  • Roupas coloridas
  • Calças skinny/legging desde que com uma bata larga por cima
  • Sandálias abertas
  • Maquiagens, brincos, colares, pulseiras e anéis

Já vimos que o véu é realmente um item obrigatório para todas as mulheres, inclusive turistas, mas não significa que a gente precise cobrir a cabeça toda. Nos 10 dias que passei no Irã, não vi uma única mulher de rosto coberto e pouquíssimas cobriam todo o cabelo.

No geral, as iranianas, principalmente as mais jovens, são muito vaidosas e usam roupas comuns e maquiagens carregadas. Seus véus ficam literalmente no meio da cabeça, com um monte de cabelo à mostra.

Roupas para vestir no Irã

Levei quatro lenços diferentes para compor visual

Como arrumamos as nossas malas?

Fabrício levou duas calças jeans, várias camisetas de malha, inclusive camisas de futebol, além de uma jaqueta para os dias mais frios e um par de botas. Mais básico que isso, impossível!

Eu levei uma calça jeans, uma legging preta, três batas folgadas, dois casacos folgados, quatro lenços para cobrir os cabelos, uma sandália rasteira e um par de tênis.

A nossa sorte foi que a temperatura estava amena e pudemos repetir roupas durante os dias que passamos no Irã – fico imaginando usar essa roupa toda no calorão!

Como não tinha como lavar roupa, usei camisas de malha coladas ao corpo e as batas por cima.

Observamos que a população mais jovem sofre uma forte influência do ocidente e não parece estar nem um pouco preocupada em seguir o padrão da roupa islâmica. Mulheres usam e abusam de véus coloridos, muitos fios de cabelo para o lado de fora e MUITA maquiagem.  Muitos dos rapazes adotam o estilo básico vestindo calça jeans com camiseta de malha e um par de tênis – nada muito diferente daqui do Brasil.

Jovens no parque em Esfahan

Homens e mulheres com roupas básicas conversando tranquilamente em um parque em Esfahan

Jovens iranianas se divertindo

Garotas vestem roupas básicas no dia a dia 

Casal iraniano passeando na praça

Mais um casal andando de mãos dadas pela praça – observe o cabelo dela para fora do véu

O que acontece se eu me vestir de forma indevida no Irã?

Existe uma polícia própria, encarregada de verificar se as roupas das pessoas estão de acordo com as leis islâmicas. Chama-se Polícia da Moral, dedicada a controlar a forma como as mulheres se vestem pelo país.

As policiais, geralmente duas mulheres vestidas de preto e cabelos completamente cobertos, ficam em locais mais movimentados, como parques e praças, observando não só as roupas das pessoas, mas também seus comportamentos.

Durante os dias que estivemos no Irã, apenas em um único momento percebemos a presença desse tipo de polícia vindo em nossa direção. Eram duas senhoras vestidas de forma bem tradicional que claramente iriam nos dizer algo. Elas chegaram bem perto da gente e quando perceberam que éramos estrangeiros, deram um sorriso e mudaram de direção.

Polícia religiosa no Irã

As senhoras que fazem parte da Polícia da Moral

Soube de caso de brasileiras que foram abordadas por causa de uma roupa transparente ou de véu meio fora do lugar, mas todas elas disseram que as policiais foram educadas e pediram somente para ajeitar as roupas.

O Irã é um país muito hospitaleiro e sentimos que os iranianos têm um carinho especial em relação aos brasileiros. Viajando para o Irã com roupas adequadas e com o coração aberto, você descobrirá um país com uma história riquíssima e cheio de pessoas simpáticas querendo lhe ajudar!

Leia também:

Organize sua viagem com a gente:

 Imprevistos podem acontecer e nada melhor do que ter uma boa assistência médica no exterior caso seja necessário. Faça a contratação com a gente e escolha o melhor SEGURO para as suas necessidades  - utilize o cupom de desconto exclusivo para leitores do blog! Digite: p101p ao final da contratação.

Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda ajuda o Projeto 101 Países!

Saia do Brasil com um chip internacional que tem cobertura em mais de 165 países! Você recebe o seu chip do omeuchip em casa e viaja conectado.

Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você.

Compre ingressos para passeios e atrações turísticas em diversos países – evite filas!

✈️ Compre aqui as suas passagens aéreas e consiga as melhores tarifas e condições de pagamento!

Cada vez que você contrata algum desses serviços por aqui, você está ajudando a manter o nosso blog. Gostou das informações encontradas aqui e elas estão lhe ajudando a programar a sua viagem? Que tal dar uma ajudinha?

Não vai viajar agora, mas gostou do que encontrou aqui? Faça um comentário aqui no post e deixe um blogueiro feliz! A sua opinião é muito importante pra gente

Ama animais, viagens e gastronomia, sempre tentando conciliar suas três paixões. Andou por mais de 60 países e está sempre programando a próxima viagem. O destino? Depende das promoções de passagens aéreas!

16 Comentários

  1. Bom dia
    Faço uso de medicamentos contínuos.
    Pretendo viajar para o Irã em final de agosto.
    Como proceder para levar meus medicamentos?
    Desde já , obrigada

    • Olá! Tudo bem?
      Normalmente pôde-se viajar com os remédios controlados sem problema algum. Muitas pessoas indicam levar a receita médica, o que acho válido, apesar de documentos na língua portuguesa não terem validade fora dos países que falam o nosso idioma.
      Caso tenha muito receio, recomendo contatar a embaixada do Irã no Brasil para tirar dúvidas acerca das substâncias que não são permitidas no país.

  2. Oie Gabi me chamo Paola sou brasileira meu esposo está indo pro Irã amanhã e eu semana que vem com minha filha . Se puder me passa seu contato . Bjs

  3. Oi gabi eu estou indo pro Irã semana que vem . Meu esposo está indo amanhã a trabalho! E não sei nada rs Tenho uma filha de 5 anos sou brasileira . Moro no Rj se puder me passa um e-mail com seu contato! Bjs

  4. Gabiiii…
    Eu to aqui em pleno verão e sair na rua coberta de pano tá osso! Hahahaha!
    Mas realmente, o que salva são as batas de algodão e de tecidos leves! As calças indianas e bem folgadas tb estão me salvando a vida! Sem contar os vestidos longos e de tecido bem leve que também comprei na Índia, mas para esses eu tô usando uma calça legging por baixo… vá saber, né?
    Contudo a grande vantagem do Hijab (se é que existe vantagem em usar esse trem) é que ajuda a proteger o pescoço do sol…rs. Lázaro tá marrom, tadinho! Hahahaha
    Amando o Irã! E lembrando de vcs o tempo todo 🙂

    • Oiii!!! Menina, fico imaginando o calorão que deve estar sendo para você em usar essa roupa toda. Para Lázaro, uma boa ideia seria aqueles bons com cobertura para o pescoço rs
      Mas com certeza isso é muito pequeno em relação a tudo de novo que vocês estão conhecendo: a cultura, comida e pessoas tão bacanas, hein?
      Muito feliz em saber que estão gostando do Irã!!!
      Beijão e aproveitem muito 😉

  5. Boa noite, estou a pensar ir ao irão no verão, gostaria de saber se há alguma restrição em reservar hotel com um unido de facto, isto é, não casado, ou se exigem que fiquemos em quartos separados.
    Muito obrigada

    • Olá! Tudo bem?
      Não nos pediram comprovante de casamento, mas eu tenho o sobrenome do meu esposo e não sei se por isso eles não pediram.
      Como somos estrangeiros, acredito que seja mais fácil.
      Abraços

  6. Olá,

    Onde você comprou o véu? Levou daqui ou comprou lá?

    E se tiver comprado lá, teve algum problema para entrar no país (já que estava sem o véu) ?

    Obrigada

  7. Boa noite ! Gostaria de saber qual a melhor época do ano ,para viajar ao Irã, em relação ao clima. Em fevereiro faz muito frio ? Agradeço antecipadamente.
    Elizabeth